Saúde para os Adolescentes do Mundo

revista-valor-compartilhado-terceiro-setor-saude

Foi participando de um projeto chamado Olhares em Foco, do ChildFund Brasil, que Caio Gabriel, de 16 anos, despertou seu talento para a fotografia. Ele passa as tardes na organização social Grupo Crianças em Busca de uma Nova Vida – GCRIVA, no município de Vespasiano, onde ele mora. A GCRIVA é parceira do ChildFund Brasil, uma agência global de desenvolvimento e proteção infantil.

Caio foi um dos vencedores da competição fotográfica Saúde para os Adolescentes do Mundo, da Organização Mundial de Saúde – OMS. Como parte do prêmio, ele foi um dos dez adolescentes convidados para ser correspondente da OMS para a construção do Relatório Saúde para os Adolescentes do Mundo e três de suas fotos foram selecionadas para ilustrar o relatório.

O projeto Olhares em Foco é desenvolvido desde 2011 pelo ChildFund Brasil em conjundo com a rede de organizações parceiras e tem possibilitado o acesso de adolescentes a novas oportunidades de empreender a criatividade e visão crítica, como o exemplo do Caio.

Por meio da fotografia e de um diálogo participativo, adolescentes e jovens desenvolvem um olhar diferenciado sobre sua realidade, identidade e cultura e são estimulados para o engajamento social  e a construção dos seus projetos de vida. O modelo participativo é o ponto forte do projeto Olhares em Foco, que  adota a educação pela experiência, em que as vivências são valorizadas no processo de emancipação e colaboração. O nome do projeto, inclusive, foi escolhido pelos jovens do primeiro grupo atendido, na comunidade quilombola do Pega, em Virgem da Lapa/MG.

“Relatório da OMS sobre a saúde da juventude tem participação de um adolescente brasileiro”

O resultado é o aumento da reflexão crítica e do conhecimento sobre questões pessoais e coletivas dos adolescentes e jovens, como é possível conferir no livro: Olhares em Foco – Adolescentes e Jovens da Região Metropolitana de Belo Horizonte e a Fotografia Participativa.

Saiba mais


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top ↑