Movimenta Brasil

A Associação de Cultura, Esporte e Lazer Movimenta Brasil é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Foi fundada em 04 de julho de 2012 por um grupo de profissionais que perceberam nos projetos sociais a possibilidade de contribuir com a sociedade. A partir daí começaram a assessorar outras entidades do terceiro setor de acordo com as exigências do poder público e também a prestar consultoria de responsabilidade social ao setor privado, além de desenvolver seus projetos próprios de cunho social. No final de 2013, a equipe da Movimenta Brasil foi selecionada pelo Ministério do Esporte para contribuir na avaliação e emissão de pareceres técnicos aos projetos da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, ajudando a promover o esporte e lazer no país.

A Movimenta Brasil também se preocupa com a produção de conhecimento no terceiro setor, articulando parcerias com o meio acadêmico e participando de grupos de estudos e discussões. Recentemente, a equipe da Movimenta Brasil iniciou um trabalho de pesquisa junto à UFMG, sobre o impacto da Lei de Incentivo ao Esporte na democratização dos direitos sociais no esporte e no lazer, e análise do ICMS – Critério Esporte na gestão municipal em Minas Gerais.

Na área cultural, a Movimenta Brasil auxilia grupos artísticos e populares a acessarem os mecanismos de lei de incentivo, e atua diretamente na gestão cultural do Grupo Sarandeiros, também ligado à UFMG. Com experiência de participação em eventos culturais, tanto nacionais quanto internacionais, a equipe da Movimenta Brasil trabalha para colocar no cenário mineiro um grande evento de valorização da dança folclórica, para resgatar e disseminar a cultura popular brasileira.

Agora, através da Revista Valor Compartilhado, a Movimenta Brasil vê a possibilidade de contribuir com a sociedade mineira em um modelo diferenciado, afim de disseminar conhecimento e empoderar as pessoas para que possam se tornar sujeitos ativos, capazes de participar das decisões politicas e também das riquezas sociais produzidas pelo povo. Assim compartilhamos um pouco de nossa aventura pelos (ainda) tortuosos caminhos do terceiro setor e das políticas publicas.


Back to Top ↑