Projeto BICA

Buscando Integração Comunitária pela Arte – BICA é um projeto da Gráfica e Editora O Lutador de Belo Horizonte, que promove o desenvolvimento da comunidade local por meio do incentivo à leitura, à reutilização de resíduos e à preservação ambiental.

O projeto acontece em etapas. Primeiro, os atendidos, dentre eles: crianças, adolescentes, adultos e idosos, participam de uma visita às dependências da Gráfica, para ver e aprender sobre todo o processo de elaboração e impressão de livros e outras peças gráficas. Os visitantes são conduzidos por um membro da equipe e têm a oportunidade de tirar dúvidas e ver de perto o trabalho dos colaboradores em todo o processo de produção de um livro ou revista.

Logo após, participam de uma Oficina de Encadernação e/ou uma Oficina de Bomba de Sementes. Na Oficina de Encadernação são utilizadas as sobras de papel da Gráfica, que tem como proposta fazer com que os visitantes compreendam que a utilização de materiais pode ser cíclica, à medida que são criados processos de reciclagem e reutilização. O resultado da Oficina é a confecção de um bloquinho de anotações.

A Oficina de Bomba de Semente incentiva o plantio coletivo de flores em comunidades, pois são feitas pequenas bolas feitas de argila, recheadas com sementes de flores e plantas variadas. Além de ser divertido lançar este tipo de “bomba”, compreende também uma tática simples para aumentar as zonas verdes nas nossas cidades ou terrenos baldios.

O lanche oferecido tende a produzir o menor volume possível de resíduos e, por se tratar de alimentos naturais, todo o lixo orgânico é transformado em adubo, através da prática de compostagem, sobre a qual os participantes também são orientados. Este adubo natural é distribuído para a comunidade como incentivo à prática de plantio.

As atividades, em seu conjunto, possuem um viés social, educacional, ambiental, artístico e cultural, na perspectiva de sensibilizar o público atendido a uma mudança de mentalidade por meio de novos hábitos de consumo, de descarte e manejo de resíduos, de socialização e participação comunitária. É o BICA, de fato fazendo jus ao seu nome, buscando integração comunitária pela arte.

Projeto BICA

Local: Praça Padre Júlio Maria, 01 – Planalto – Belo Horizonte/MG

Como participar: faça um agendamento por telefone ou e-mail

Telefone: 31 3439-8000

Email: projetobica@yahoo.com.br


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top ↑