Programa de Empregabilidade em Rede – COEP Contagem

O que é?

O Programa de Empregabilidade é uma ação de mobilização, treinamento e geração de trabalho e renda para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Quem é o público-alvo?

Jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social que não possuem qualificação e que estão em subempregos ou que buscam a requalificação profissional.

Qual objetivo?

Promover a melhoria da qualidade de vida pela inserção no mercado de trabalho e consequente geração e ampliação da renda familiar.

 

Como funciona na prática?SAMSUNG
O Programa de Empregabilidade em Rede funciona como um fluxo ordenado de atividades direcionadas para a melhoria da qualificação para o trabalho e na busca de oportunidades de emprego e renda, seja como empregado ou empreendedor.
O Programa mobiliza as lideranças comunitárias e oferece treinamentos gratuitos, a maioria de formação profissional, para a população em situação de risco e vulnerabilidade social. Na sequência, é realizado um esforço para inserir os novos profissionais no mercado de trabalho ou orientá-los a abrir o próprio negócio. Para complementar, são desenvolvidas atividades com objetivos motivacionais e de fortalecimento de valores de cidadania, éticos e comportamentais e de postura profissional, para reduzir as barreiras psicossociais dos atendidos.
Em 2015, o processo foi aprimorado e agora todos os beneficiários são cadastrados num banco de dados, após preenchimento de um cadastro e teste de habilidades e competências.

 

Quem realiza?
O Programa de Empregabilidade em Rede é desenvolvido pelo Comitê de Entidades no Combate à Fome e Pela Vida – COEP Contagem, entidade presidida pelo Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais – CIEMG. Atualmente, o Comitê é composto por 48 representantes de diversas origens, como: instituições representativas do setor empresarial, instituições públicas e privadas, administração municipal, escolas, universidades, líderes comunitários, ONGs e voluntários. Os três setores trabalham de forma articulada e alinhada, indicando o foco e local de atuação.
O diagnóstico do Programa de Empregabilidade é realizado pela Faculdade Pitágoras e PUC Minas – Unidade Contagem, simultaneamente à mobilização das lideranças e associações comunitárias. O treinamento é realizado em parceria com o SESI, SENAI, SENAC, SESC, PUC Minas Unidade Contagem e CENAD. Para a inserção das pessoas no mercado de trabalho, o COEP conta com: Rede Cidadã, Associação de Ensino Social Profissional – ESPRO e CENAD. Já os atendidos que optam pelo empreendedorismo recebem apoio do Sebrae e da Caixa Econômica Federal.

 

Empresas, sociedade civil e governo
integrados em uma rede do bem
O COEP Contagem atua em rede de união de esforços entre os três setores. As organizações oferecem os serviços demandados pelo programa. Neste sentido, cada um dos parceiros, dentro de sua identidade funcional e de sua disponibilidade, – previamente programada, realiza as atividades de sua responsabilidade, podendo ou não contar com o apoio de outros parceiros.
Um exemplo de como acontece: as associações mobilizam a comunidade, com foco no público mais necessitado. A Prefeitura Municipal de Contagem contribui para a divulgação de vagas no mercado de trabalho, além de disponibilizar estrutura física, quando necessário, para as capacitações. As empresas têm um papel fundamental, por confiar na eficácia do programa, ao disponibilizar vagas de emprego.

 

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top ↑