SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS FAMILIAR E COMUNITÁRIO

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Familiar e Comunitário

O que é?

Este é um serviço planejado e continuado, ou seja, permanente da Política de Assistência Social que compõe a Proteção Social Básica e garante um fator fundamental para o desenvolvimento e amparo ao ser humano: vínculos com a família e comunidade.

email1

Objetivo

Prevenir situações de risco através do desenvolvimento de potencialidades diversas, fazendo com que os indivíduos possam conviver em família e em comunidade.

IMG_3418

Quem é público-alvo:

População que vive em situação de vulnerabilidade e risco social decorrente da pobreza, privação (renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos, dentre outros) ou fragilidade de vínculos afetivos – relacionais e de pertencimento social (discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências).

Fonte: Política Nacional de Assistência Social – PNAS 2004/ Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Quem realiza:

IMG_5324

No Poder Público este serviço é ofertado nos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS e em outras unidades públicas. Na iniciativa privada é ofertado por entidades sem fins lucrativos referenciadas aos CRAS.

Exemplo Na Prática

revista-valor-compartilhado-ed1-projetobica

Projeto Buscando Integração

Comunitária Pela Arte – BICA

Oferecido pelo Instituto dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora, o Projeto BICA atende a crianças e a adolescentes entre 06 e 15 anos de idade, no contraturno escolar, através de oficinas de arte e cultura, acesso a outros espaços da cidade, visitas domiciliares, encaminhamentos para rede de serviços, formação humana, eventos para a comunidade, entre outras atividades.
Para conhecer mais acesse a página o Projeto no facebook: www.facebook.com/Projeto-BICA (Buscando Integração Comunitária Pela Arte.
Governo, empresas e sociedade civil organizada no fortalecimento de vínculos

Uma forma de articulação entre os três setores na execução do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é o financiamento por meio das Leis de Incentivo que podem ser utilizadas pelas instituições, de acordo com a área de interesse dos proponentes do serviço a ser prestado à comunidade. No Projeto BICA, mencionado nesta página, que tem como área de interesse a cultura, o financiamento das oficinas artístico-culturais pode ser feito através das Leis de Incentivo a Cultura, já que o Estatuto Social da Entidade, que é de Assistência Social, cita também a cultura como um das finalidades para suas ações. Este elemento é fundamental, e por isso, as instituições devem consultar seus Estatutos, verificando se atendem às exigências de cada lei específica. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos tem, relativamente, baixo custo e alto impacto, sendo um investimento viável para as empresas que querem contribuir para o desenvolvimento de seus entornos, dando ainda grande visibilidade para as mesmas. Maiores informações sobre Leis de Incentivo na Seção “Dicas dos Caminhos”.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top ↑