Instituto mineiro vence prêmio do Conselho Nacional de Assistência Social

O Instituto dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora foi escolhido pelo Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS como entidade vencedora do Mérito CNAS “Prêmio Consolida SUAS” para o ano de 2015 na categoria Entidade Socioassistencial. A premiação visa reconhecer as práticas exitosas de participação e do controle social da Política de Assistência Social, atuações que fortalecem a democracia participativa capazes de produzir resultados efetivos no controle social em nível municipal e estadual que geram importantes implicações para a vida das pessoas beneficiadas.

O Instituto foi premiado por atuar em consonância com a Resolução do CNAS nº 27/2011, que caracteriza as ações de assessoramento e defesa e garantia de direitos no âmbito da Assistência Social. A premiação avaliou a participação da organização social nos últimos cinco anos. As atuações junto ao controle social, ocupando cadeiras nos conselhos de assistência social, criança e adolescentes e idosos nos municípios onde possui filial (Manhumirim/MG, Belo Horizonte/MG, Matozinhos/MG e Maracanaú/CE) e também no Conselho Estadual de Assistência Social de Minas Gerais e pela participação em conferências municipais, estadual e federal foram avaliadas como positivas.

Outras ações sociais que colaboraram com a conquista do prêmio são as atividades de assessoramento de defesa e garantia de direitos que o Instituto promove através do Programa de Defesa Social que são desenvolvidas por sua Matriz em Manhumirim e pela Filial Gráfica O Lutador em Belo Horizonte/MG. As ações se materializam através de apoio técnico às entidades com orientações sobre inscrição, certificação, títulos, captação de recursos, plano de ação, relatórios de atividades, gestão de entidades, prestação de contas entre outros temas.

Outros fatores positivos foram o apoio gráfico e o Fórum Permanente de Entidades – Vertente Caparaó. O apoio gráfico, com doação de diversos serviços, colabora com a sustentabilidade das organizações sociais, divulga as ações desenvolvidas por elas e fortalece a Política Pública de Assistência Social com ênfase para o usuário. O Fórum Permanente de Entidades – Vertente do Caparaó tem por finalidade fortalecer as entidades socioassistencial das regiões da Zona da Mata e Vale do Rio Doce em Minas Gerais e no Espírito Santo, as regiões Central Serrana e Caparaó.

Na defesa e garantia de direitos, o Instituto atua no fortalecimento dos usuários, entidades do Terceiro Setor e gestores de políticas públicas, por meio dos jornais Caderno de Cidadania, Páginas Cidadãs e da Revista Valor Compartilhado. Esses veículos fortalecem a Política Pública de Assistência Social. Em cada edição divulga ações promovidas pela rede privada de assistência social e temas sobre legislação, controle social, política pública, captação de recursos entre outros. São essas ações que garantiram o reconhecimento do CNAS e o “Prêmio Consolida SUAS” ao Instituto. O prêmio foi entregue em Brasília-DF, na X Conferência Nacional de Assistência Social no dia 07 de dezembro de 2015. Padre Márcio Antônio Pacheco, Diretor Vice-Secretário do Instituto e Diretor da Gráfica O Lutador, esteve presente e recebeu o Prêmio das mãos do Presidente do Conselho Nacional de Assistência Social Sr. Edivaldo da Silva Ramos.

Para saber mais, acesse: olutador.org.br


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top ↑