“Em cada sorriso, uma esperança”

Uma rápida olhada no retrovisor sempre nos garante maior segurança para avançarmos em nossa rota de viagem. É pelo retrovisor que vemos o que vem atrás de nós e, assim, podemos decidir como avançar e a melhor forma de avançar. No entanto, os olhos se fixam não no retrovisor, mas no caminho que temos pela frente.

É assim que o Instituto dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora, instituição de natureza confessional, beneficente e filantrópica, sem fins econômicos e lucrativos trabalha. Ao final de cada ano apresenta uma síntese de seu trabalho e, ao mesmo tempo, avalia suas conquistas, revê os passos dados para continuar seguindo adiante.

Com áreas de trabalho em quatro municípios do país através de suas filiais, Belo Horizonte (MG), Manhumirim (MG), Matozinhos (MG) e Maracanaú (CE), o Instituto tem como objetivo prestar atendimento à crianças e adolescentes, adultos e idosos promovendo ações que estimulem o fortalecimento da convivência familiar e comunitária; o desenvolvimento de ações que divulgam direitos, incentivam o aprendizado e estimulam a socialização, além do oferecimento de formação de qualidade por meio de cursos socioprofissionalizantes que qualificam os atendidos para o ingresso no mercado de trabalho. Na perspectiva do assessoramento, com a finalidade de fortalecer e qualificar as entidades e organizações, orienta quanto à oferta e execução dos serviços, programas, projetos, benefícios socioassistenciais, atuação na defesa e garantia de direitos, e impressão de materiais gráficos que contribuem para o desenvolvimento dos trabalhos sociais desenvolvidos.

Ao longo de mais de 10 anos de trabalho social, o Instituto prioriza ações voltadas para a valorização da pessoa humana e suas relações, por meio de projetos que estimulam a socialização familiar e comunitária. Desde então, foram muitos atendimentos, muitas histórias de superação e conquistas.

Cada projeto envolve vidas concretas, cada serviço atinge pessoas de fato, cada programa quer resgatar um pouco de vida, quer devolver um pouco de dignidade. É assim que vamos construindo cidadania, ajudando a escrever um pouco mais de esperança nas linhas da vida de cada assistido.

“Em cada sorriso que aparece nas fotos, temos a certeza de que vale cada esforço feito. Cada sorriso é um sinal de que há um pouco mais de alegria, um pouco mais de esperança alcançada com o resgate da cidadania”, afirma Denilson Mariano, membro da Diretoria da Gráfica O Lutador.

As ações sociais são divididas em três grandes áreas, sendo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Programa de Formação e Qualificação para o Mercado de Trabalho e Assessoramento e Defesa Social.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes, Adultos e Idosos

SCFV – Patronato

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos desenvolve ações de forma a garantir aquisições dos atendidos, de acordo com seu ciclo de vida, ações gratuitas, planejadas e em caráter continuado, priorizando atendimento preventivo em situações de vulnerabilidade e risco social, com estímulo à promoção social e ênfase na convivência familiar e comunitária.

 “Meu nome é Eliana Lúcia e participei da oficina de pintura do Espaço de Convivência São José. Participar da oficina de pintura me ajudou como pessoa, pois estava passando por um momento muito difícil em minha vida, estava com depressão. Conheci pessoas, aprendi a respeitar o espaço de cada um. Respeitei e fui respeitada. Me encontrei como pessoa, fiz amizades que jamais vou esquecer. Tive o apoio dos professores voluntários, recebi muito carinho de todos. Só tenho que agradecer pela oportunidade de crescer pessoalmente e financeiramente pois com a pintura tive a oportunidade de trabalhar pra ajudar em casa . Muito obrigada a todos. #continuecomasoficinas.”
(Depoimento de Eliana Lúcia, atendida nas oficinas de artesanato em Matozinhos)

“Eu sou a Karina tenho 11 anos e sete irmãos. Estou no Patronato desde pequena. Quando entrei tinha apenas três anos de idade. Aqui também ficam mais três irmãso meus, o Caio, a Eva e o Kaique que também entraram bem novinhos como eu, gosto muito deles. Sinto que minha vida sempre foi aqui. Gosto muito de estar neste lugar, participar das oficinas, conviver com os educadores, brincar com minhas amigas e fazer novas amizades.
Os educadores sempre são carinhosos e atentos com a gente, sempre buscando fazer as coisas legais para nos agradar. Acho que vou sentir falta de todo amor que tenho aqui.
Que pena que aos 13 anos eu vou sair, vou perder minhas amigas e elas vão me perder. Fico pensando que irei sentir falta dos educadores, do espaço, das oficinas e de brincar com meus amigos e acredito que elas também irão sentir minha falta.
O Patronato ficou muito bom, antes quando entrei aqui não tinha cerca e entravam animais, mas hoje é todo fechado, as balanças não eram pintadinhas como hoje. Aqui eu aprendi a ajudar os outros e sou muito feliz por tudo isso e feliz por estar aqui.”
(Depoimento de Karina Miranda, assistida pelo Patronato no serviço de socialização de crianças e adolescentes)

Programa de Formação e Qualificação  para o Mercado de Trabalho

O propósito do Programa de Formação e Qualificação para o Mercado de Trabalho foi colaborar para a formação de adolescentes, jovens e adultos com vistas à sua requalificação socioprofissional.

“O Centro Sacramentino foi pra mim uma das melhores coisas da minha vida, pois aqui é um lugar muito abençoado e acolhedor, cheio de amor e pessoas maravilhosas. Depois que comecei a fazer os cursos de estética eu me encontrei, hoje atuo na área, prestando os serviços de limpeza de pele, depilação, manicure e cabelo e ganhando meu dinheirinho.
Eu só tenho a agradecer a todos os funcionários dos projetos que são pessoas maravilhosas, a instrutora Ana Gualberto que é querida e que eu gosto muito, a Deus e a minha madrinha também, porque se não fosse ela eu não teria conhecido aqui. Muito Obrigado”

(Depoimento de Maristela de Sousa Marques, atendida pelo Centro Sacramentino de Formação, que promove cursos de qualificação socioprofissional)

Assessoramento e Defesa Social

O Assessoramento auxilia no fortalecimento de grupos de usuários, movimentos sociais, instituições, organizações sociais, com atuação voltada para as áreas de oferta e execução de serviços socioassistenciais.

O Programa de Defesa Social atuou, por meio da impressão de dois jornais e uma revista, buscando efetivar direitos conquistados, na qualificação do exercício da cidadania, na construção de políticas sociais que favoreceram a democracia e a participação popular. Tais impressos trouxeram publicações sintonizadas com campanhas socioeducativas, informação, comunicação, defesa de direitos sociais, comunitários e familiares, promovendo a inserção das pessoas, em especial dos usuários da política de assistência social, na garantia dos serviços socioassistenciais.

“O Instituto DH possui uma parceria com o Caderno de Cidadania, encarte da Revista O Lutador, que permite que coloquemos nossos pontos de vista acerca de diversos temas relacionados aos Direitos Humanos e a sua promoção como projeto de sociedade. Dentro do espaço do caderno, escrevemos mensalmente uma coluna que visa discutir temáticas e problemáticas atuais da sociedade brasileira que necessitam reflexão. Os temerosos tempos que vivemos fazem com que sigamos, como canta a paraibana Cátia de França, “na insistência de quem sabe o que quer”, na persistência pela luta por uma sociedade mais digna e justa. A parceria entre Instituto DH e O Lutador, que se renova por mais um ano, é uma mostra de que podemos, em meio à escuridão, nos constituir como um campo de iluminação e de discussão para enfrentarmos os árduos tempos que vivenciamos.” 

(Depoimento de Bruno Vieira, jornalista, articulador social e comunicólogo do instituto DH)

Conheça os inúmeros projetos socias mantidos pela Gráfica e Editora O Lutador

MATOZINHOS
Endereço: Rua Teófilo Otoni, 345
Bairro Bom Jesus – Matozinhos (MG)
email: coordena-csfbh@hotmail.com

BELO HORIZONTE
Endereço: Praça Padre Julio Maria, 01
Bairro Planalto – Belo Horizonte (MG)
(31) 3439-8000
email: coordena-csfbh@hotmail.com

MANHUMIRIM
Praça Bom Jesus, 38, Centro – Manhumirim (MG)
(33) 3341-1900
email: projetossociais@sacramentinos.org.br

MARACANAÚ
Rua São José, 505 – Bairro Jardim Bandeirantes – Maracanaú (CE)
(85) 3293-1378
email: secretaria.provije@hotmail.com


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top ↑