Ctrl-Cultura e Esporte

O que é?
Ctrl-Cultura e Esporte é o sistema web usado para análise, seleção, gestão e acompanhamento dos projetos de Esporte e Cultura incentivados pelo grupo ArcellorMittal.

Quem é o público-alvo?
Gestores de organizações sociais, produtores culturais e esportivos proponentes de projetos aprovados nas leis brasileiras de incentivo ao esporte e à cultura.

Qual o objetivo?
Dar agilidade e transparência ao processo de repasse
fiscal para incentivo à cultura e ao esporte.
Como funciona na prática?
O proponente preenche um formulário de cadastro bem objetivo sobre o seu projeto de esporte ou de cultura. O material é enviado para análise da Gerência de Cultura e Esporte da Fundação ArcelorMittal e, a qualquer momento, o proponente pode consultar na plataforma a situação de seu projeto. Internamente, o projeto é submetido à análise de especialistas que conferem se ele preenche os critérios pré-estabelecidos pelo Comitê de Cultura e Esporte. São critérios objetivos, de modo que o projeto recebe nota um se atender ao critério e zero caso não atenda. Os projetos com maiores pontuações são apresentados nas reuniões bimestrais do Comitê de Cultura e Esporte, quando é aprovado ou não. O proponente então recebe o retorno com a resposta positiva ou negativa.
O sistema foi criado para ampliar o acesso ao processo de incentivo do grupo ArcelorMittal para empreendedores culturais e esportivos de todo o território nacional. O Ctrl-Cultura e Esporte agiliza o atendimento aos proponentes, que acompanham o processo interno dos seus projetos. Uma vez aprovado, o sistema auxilia o beneficiado na gestão do projeto e dos recursos captados via leis de incentivo fiscais brasileiras. A empresa e o empreendedor cultural e esportivo ganham tempo e maior controle sobre os processos.

Quem seleciona?
Os projetos aprovados são selecionados pelo Comitê de Cultura e Esporte da ArcelorMittal, grupo criado para orientar a melhor aplicação dos recursos oriundos das leis de benefícios fiscais. O Comitê é composto por representantes de diferentes áreas da empresa, como: financeira, tributária, jurídica e comunicação, entre outras. Eles se reúnem bimestralmente para selecionar os projetos que estão em consonância com as políticas de Investimento Cultural e Esportivo e o planejamento estratégico da empresa.

Quais os resultados?
Em apenas um ano, 2014, um total de 555 projetos de diferentes estados e municípios foram analisados pelo Ctrl-Cultura e Esporte. Segundo Adriana do Carmo, gerente de Cultura e Esporte da Fundação ArcelorMittal, caso não houvesse a ferramenta, seria inviável analisar essa quantidade de propostas. A ferramenta foi usada nesse período para aplicar e fazer a gestão de R$8,5 milhões investidos via leis de incentivo à cultura e ao esporte em 127 projetos que atenderam 128 mil pessoas espalhadas por 27 cidades de quatro estados: Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Espírito Santo.
Saiba mais:
www.famb.org.br


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top ↑