Associação dos Moradores do Bairro Novo Progresso II

Quando a Associação dos Moradores do Bairro Novo Progresso II (Amonp) foi fundada, na região do Ressaca, em Contagem, em 1973, a população estava mobilizada com o intuito de melhorar a qualidade de vida e atender as necessidades de infraestrutura, educação, saúde, lazer, cultura e segurança da comunidade.

A região do Ressaca é composta por 68 bairros e vilas onde atualmente moram 120 mil pessoas, cerca de 20% da população de Contagem. Segundo informações publicadas na Revista da Amonp, a maioria da população da região possui pouca qualificação profissional e baixa escolaridade, o que contribui para o elevado índice de desemprego e de trabalho informal. Das famílias atendidas pela associação, a maior parte é chefiada por mulheres que enfrentam, além do desemprego e precariedade dos empregos ofertados, problemas graves com seus filhos, como dependência química, tráfico de drogas, evasão escolar e outros ligados à situação de risco social.

Em seu espaço social de convivência, a Amonp promove atividades culturais, artísticas, esportivas, de saúde, de geração de renda, cursos, palestras e oficinas diversificadas para crianças, jovens, mulheres, idosos e adultos em situação de vulnerabilidade social e moradores em situação de rua. Para divulgar o trabalho, a associação conta com muros em pontos de grande circulação na comunidade, onde pintam anúncios coloridos dos benefícios que oferecem para a população.

Atualmente, o objetivo do trabalho da Amonp é promover o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, o desenvolvimento humano, a articulação e a integração das pessoas à rede de proteção social do município. O foco é criar condições para a autonomia e participação cidadã do público atendido, enquanto sujeito de direito.

Nestes mais de 40 anos de atuação na região do Ressaca, a organização social tornou-se referência na articulação e na promoção das políticas públicas de proteção social, inclusive participando de conselhos municipais e estaduais de controle social.

Entre 2005 e 2015, a organização cresceu de 2.017 atendimentos anuais para 18.219. Para atender o número crescente de demandas, a Amonp revitalizou sua sede com a construção de novas salas e um pátio externo, adquiriu uma Kombi e um caminhão, reformou e cobriu sua quadra poliesportiva. Também contratou uma equipe técnica multidisciplinar, o que contribuiu para a qualidade e a especialização do serviço prestado.

Para realizar suas ações, a Amonp busca doações de empresas e de pessoas físicas, além de contar com o trabalho de dezenas de voluntários e convênios firmados com a prefeitura de Contagem. A Amonp atua na proteção social das famílias, na promoção da cidadania e da dignidade humana e quer cada vez mais melhorar e aumentar a oferta de atendimento à comunidade.

Segurança alimentar e nutricional: com o Projeto Acolher – Segurança Alimentar, a Amonp atende cerca de 250 famílias, beneficiando 1.250 pessoas. A partir da doação de alimentos às famílias que necessitam de apoio na complementação da alimentação diária, a Amonp difunde conhecimentos sobre hábitos alimentares saudáveis, reaproveitamento e sustentabilidade. Também promove oficinas, palestras e formação para a criação de grupos produtivos e de geração de renda. Nos sábados, acontece o Almoço Comunitário, criando um espaço de convivência para a comunidade. A associação incentiva que as pessoas participem não apenas como beneficiadas, mas também colaborando no atendimento, triagem de alimentos, preparação de refeições, higiene e organização das ações do projeto.

Infância e Adolescência: por meio do Projeto Espaço do Saber Ateliê Infantil, a Amonp desenvolve um trabalho multidisciplinar para crianças que apresentam dificuldades na aprendizagem e problemas comportamentais. São oferecidas atividades artísticas como pintura, desenho, colagem e construção de fantoches. Com a Biblioteca Contos e Contos, possibilita um espaço pedagógico de aprendizado e incentiva o hábito da leitura por todos da região. O Projeto Escolinha de Futebol 1º Tempo estimula a prática do esporte entre crianças de sete a 15 anos.

Proteção social à família, mulheres e idosos: por meio do Projeto de Orientação e Atendimento à Família, a associação busca fomentar uma rede de proteção básica de atendimento, acompanhamento e encaminhamento aos serviços públicos. Reuniões, palestras e oficinas são oferecidas de acordo com as demandas da comunidade.

Alguns temas trabalhados são: segurança alimentar, saúde da mulher, proteção social, organização popular, geração de renda, qualificação profissional, agricultura urbana e artesanato. Já o Projeto Mais Viver proporciona a adultos e idosos, principalmente aqueles com vivências de isolamento, práticas corporais saudáveis de prevenção e promoção à saúde, além de um espaço de convivência.

Abordagem social às pessoas em situação de rua: wa Amonp executa o Serviço Especializado de Abordagem Social à População em Situação de Rua, com uma equipe multidisciplinar formada por assistentes sociais, psicóloga, advogada e educadores sociais. Abrangendo todas as regionais de Contagem, o Serviço atua nas ruas todos os dias, com atividades como a Patrulha Solidária, oficinas socioeducativas e o bazar colaborativo Cabide Social. As ações da Amonp para população em situação de rua visam a autonomia, o exercício da cidadania, a garantia e a defesa de direitos fundamentais, além da sensibilização sobre a utilização do espaço público e de discussões sobre a saída das ruas.

Prestação de serviços: a associação orienta a comunidade sobre seus direitos e deveres por meio de encaminhamentos jurídicos nas áreas do direito civil, criminal, trabalhista e do consumidor. Também são realizados atendimentos de psicoterapia, avaliação e encaminhamentos às Redes de Proteção Social e de Saúde do município. A Amonp recebe diariamente dúvidas, reclamações e reinvidicações da comunidade, intervindo politicamente, enquanto associação de moradores nos encaminhamentos dessas questões.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top ↑